É Possível Tocar Viola e Ter Unhas Grandes?

Um dos cuidados mais preciosos das mulheres além de varias outras coisas, são suas unhas. Algumas perfeccionistas, outras simples, mas sempre estão ali mantendo um padrão de tamanho e um cuidado carinhoso, colocando uma cor bonita, fazendo as cutículas, deixando-as perfeitas. Por isso, ao querer aprender viola, vem à pergunta e o medo de muitas delas: posso manter minhas grandes e aprender a tocar viola? Confira!

Muitas das vezes as mulheres pensam: será que para eu aprender a tocar viola vou ter que andar com minhas unhas curtas? Será que consigo tocar sem quebrá-las? Será que vai atrapalhar muito? Tocar viola ou deixar minhas unhas bonitas?

Dicas para Tocar Viola e Manter as Unhas Bonitas

Você já deve ter reparado que muitos violeiros deixam suas unhas bem grandes da mão direita (no caso de quem é destro), mas para isso tem explicação: Diferentes dos outros instrumentos como a guitarra elétrica e o violão folk, a viola fica bem limitada caso o violeiro faça o uso da palheta.

Por isso os violeiros optam por deixarem suas unhas crescerem para conseguir uma sonoridade e mais “brilho” no momento em que tange as cordas para fazer um ponteado ou uma determinada “batida”.

Agora veja algumas dicas para você manter suas unhas bonitas e aprender tocar viola sem nenhum problema. Confira!

1. Uma opção é usar unhas postiças, porque assim, na hora que for treinar com a viola, pode removê-la sem problema algum e depois que terminar basta colocá-las de volta e estará em perfeito estado.

2. Outra opção é manter suas unhas pintadinhas e bem lixadas, pois assim irá conseguir disfarçar as unhas estão menores.

3. Faça um teste, deixe suas unhas crescerem e continue praticando viola, quando você perceber que está começando a te prejudicar ou atrapalhar, aí você achou um limite de até onde você consegue deixar suas unhas crescerem. Basta manter esse limite e ainda estará com as unhas grandes, lindas e bem-feitas, lembrando que cada pessoa vai conseguir adaptar com tamanhos diferentes.

4. Umas ajuda para quem tem unhas grandes é usar o capotraste, pois como as unhas estão grandes você precisará fazer muito mais força na hora de “empurrar as cordas”, e o capotraste vai amenizar essas forças que precisa exercer, fazendo o som sair mais limpo. O ruim é que você pode ficar dependente de capotraste para tocar.

5. Quanto menos dedo você colocar na execução das notas melhor, pois como você vai estar com as unhas grandes, os dedos podem embolar fazendo, talvez, você errar a nota, e o som pode sair abafado.

Essas dicas podem ser bem úteis, mas vai depender do que você está tentando buscar na viola, pois cada estilo tem suas técnicas, modos e jeitos certos de tocar, se você conseguir adaptar uma maneira confortável pra você, ótimo.

A Importância das Unhas para Tocar Viola

Para as formações dos acordes, execuções das notas, solos e música de diversos estilos a postura é fundamental nessas horas, ou seja, para você executar com precisão seu som independente do que você escolheu tocar vai precisar desses fundamentos.

Dentre varias técnicas do violão, vamos aprender a importância das unhas para tocar o instrumento.

Assim como o violoncelista, violista ou contrabaixista têm seu arco, o violonista tem a unha, que quando bem utilizada pode abrir um leque de possibilidades de timbre do instrumento.

Vários violeiros gostam de usar as unhas, pois, conseguem alcançar maior precisão ou variação de timbres com suas técnicas. Muitos tomam até muito cuidado com suas unhas da mão direita (no caso de quem é destro), parecendo até exagero, mas é um item que pode diferenciar bastante a formação do som da viola.

Com a combinação da polpa do dedo e com a unha que sairá um belo resultado sonoro, e quanto mais unha, mais brilhante e preciso sairá o som e quanto mais carne do dedo, mais arredondado, suave e fechado será a sonoridade.

Para acrescentar essas técnicas, as unhas não podem estar nem muito curtas e nem muito longas, entenda:

Unhas muito Curta: Necessidade de virar o pulso para atacar as cordas, impossibilidade de produzir um som definido com pouca precisão.

Unhas muito Comprida: Som excessivamente metálico e pontiagudo, distância maior entre o dedo e a corda, ocasionando uma perda de precisão e controle de movimento.

Para saber qual é o melhor tamanho para poder utilizar as técnicas na viola feitas com as unhas, o ideal é você vira sua mão com a palma direcionada para seu rosto e reparar se as unhas estão ultrapassando um pouco o tamanho de seus dedos, digamos que esse é um tamanho padrão, porém, tem pessoas que gostam de usar com tamanhos maiores, outros menores.

Uma coisa muito importante para utilizar as técnicas com as unhas é mantê-las bem lixadas, passando a parte menos áspera da lixa para tirar as pontas e manter um formato bem arredondado, mas é claro que é preciso muito mais do que unhas bem cuidadas para tirar belas melodias da viola.

Como diz o poema: “A arte musical não está nas suas unhas, e sim no seu coração” …

Gostaram das dicas? Se você chegou ate aqui tenho certeza que sim.

Espero ter ajudado com algumas dessas dicas e não se deixe desanimar para aprender viola por causas de suas unhas, tenho certeza que consegue aprender a tocar viola e ainda manter as unhas lindas e bem-feitas.

Veja também “VIOLA, MINHA VIOLA”.

Não deixe de compartilhar com seus amigos e amigas essa dica, curta nossa página no Facebook. Deixe seu comentário sobre o que achou do post ou o que você gostaria de ler aqui, pois estamos aqui para ajudá-los! Continue pesquisando conteúdo no nosso Blog e bons estudos. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *