3 Habilidades que Você Precisa Dominar Para Fazer Bons Solos na Viola

Uma das ações mais desejadas pelos aspirantes da viola é fazer os solos, mas não adianta correr. Se você quer realmente fazer bons solos de viola é preciso desenvolver no mínimo três habilidades. Quer saber quais são? Então, continue lendo e saiba o que é necessário dominar para fazer bons solos na viola. Não Perca!

Uma das perguntas que afligem os estudantes de viola é a seguinte: Por que eu não consigo fazer solos na viola de forma fácil e simples?

 

Provavelmente é porque você está pulando etapas e não está treinando e desenvolvendo as técnicas e habilidades necessárias para solar na viola. É preciso focar para tocar as suas músicas e solos, além de atingir o primeiro nível para depois ir melhorando e atingindo o potencial necessário na viola.

Mas como desenvolver as habilidades afinal de contas. Veja abaixo.

3 Habilidades que Você Precisa Dominar Para Fazer Bons Solos na Viola

Os solos muitas vezes intimidam aqueles que estão aprendendo a tocar, mas eles não precisam ser sempre um desafio. Os solos sem dúvida enriquecem a música e chama a atenção dos presentes, mas muitas vezes intimidam aqueles que estão aprendendo a tocar. Solar na viola não precisa ser sempre um desafio, ao contrário do que muitos pensam, na verdade, solar exige muita paciência e desenvolver certas habilidades através de exercícios e treinos específicos de viola.

É preciso praticar e repetir técnicas que simulem situações reais de solos de viola, pois é exatamente isso que vai te dar o preparo adequado para conseguir se desenvolver e finalmente ter o potencial desejado para solar na viola. Por isso, vejas abaixo as três habilidades que você precisa dominar para fazer bons solos na viola.

1. Sincronismo na Viola: Conseguir sincronizar as duas mão ao tocar viola, sempre nos tempos certos, é ter um bom sincronismo. Ao executar um solo, o momento em que você toca um par de cordas tem que ser o momento certo em que você aperta a nota no braço da viola, caso contrário você não conseguirá tirar um bom som das devidas notas.

E esse controle de coordenação motora e sincronismo só acontece depois de muita repetição, pois o controle dos movimentos só vem com o conhecimento deles.

2. Digitação: Você digita letras no teclado do seu computador, tablete ou celular, não é mesmo? Da mesma forma que no teclado do seu computador, você irá digitar as notas no braço da sua viola. Portanto, os estudos e treinos relacionados a digitação são muito importante, pois vão te levar a um melhor conhecimento do braço da viola e a uma melhor performance.

 3. Comece com notas maiores e simples. Em vez de tocar o mais rápido que puder, pratique apenas um solo e que tenha poucas notas. Destaque-as bem para que você tenha para onde retornar sempre que for tocar mais rápido. Essas notas, que a maioria das pessoas costuma colocar sobre ou após as mudanças de acorde, formarão uma espécie de guia para o seu solo.  Assim, você conseguirá adquirir mais velocidade com o tempo.

É importante não tentar tocar rápido no começo, nem tentar acelerar o processo tentando tocar solos mais difíceis, pulando etapas ou adaptando as técnicas da forma errada, ou com uma execução ruim.

Você vai melhorar muito mais se tocar o solo lentamente por 20 minutos do que se tentar tocar rápido por horas. Toque claramente, sem notas abafadas e ouça atentamente a correlação entre uma nota e outra. Se você quer aprender a fazer solos de viola bem feitos, o jeito é fazer os exercícios com calma e sempre aumentar a velocidade com o tempo.

Tenha paciência, comece devagar e com calma. Seja persistente, não deixe uma dificuldade abalar o seu treino. Procure uma boa motivação e simplifique os exercícios.

Veja também “COMO SABER A BATIDA DA MÚSICA PELA CIFRA?”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página do Facebook!

Comments

    1. Post
      Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *