Ritmo Arrasta Pé na Viola

O arrasta pé é um ritmo executado na viola caipira em muitas músicas como Cabelo loiro, Moreninha Linda, entre outros. Então, conheça um pouco mais sobre o ritmo arrasta pé e aprenda a tocá-lo. Confira!

Ritmo Arrasta Pé

O ritmo arrasta pé é realizado com o movimento do polegar tocando apenas os pares 4 e 5 de cima para baixo e os dedos indicador e médio tocam o restantes das cordas também de cima para baixo em um movimento bem rápido.

Seus movimentos consistem numa mecânica muito simples, porém quando executadas em várias musicas seguidas podem gerar cansaço.

Esse tipo de ritmo exige a troca de acordes rápidos e precisos. A tarefa é fazer isso sem prejudicar o ritmo e o som também deve ter qualidade.

História do Ritmo Arrasta Pé

O arrasta pé é um ritmo alegre, dançante, sendo um gênero que se assemelha a outros gêneros e danças caipiras como a quadrilha, a cana-verde e a polca caipira.

Esse ritmo pode ser compreendido como um nome genérico que se dá aos bailes populares em várias regiões do Brasil ou como gênero específico, designando popularmente a polca, que é dança de pares surgida na Tchecoslováquia, e que começou a ser conhecida no Rio de Janeiro em meados do século XIX, trazida por companhias de teatro.

É o ritmo mais comum utilizado para se dançar quadrilha caipira, nas festas juninas. Já Entre as duplas sertanejas, uma das que mais gravou arrasta-pés foi Tonico e Tinoco. Além de “Cabelo Loiro”, Tião Carreiro registrou ao longo da carreira alguns outros arrasta-pés, tais como “Mineirada Boa” (Tião Carreiro e Lourival dos Santos) e “Maria Bonita” (Tião Carreiro, Lourival dos Santos e Vicente P. Machado).

Deixe seu comentário, dicas e sugestões.

Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *