A guarânia é um dos ritmos que encanta os que ouvem e é muito utilizado em músicas como Tocando em Frente, Romaria, Saudades da minha terra, etc. Mas, esse ritmo também demanda uma técnica chamada rasqueado. Não sabe o que é? Então venha conferir e aprender sobre rasqueado. Não perca!
Como entre outros gêneros, o rasquado, a guarânia e o chamamé são originários de lugares como o Paraguai e suas regiões de fronteira com o Pantanal ou são gêneros brasileiros formados a partir de matrizes e influências dos ritmos destas regiões. As semelhanças entre os gêneros são muito grandes, o que torna distingui-los uma tarefa complicada.
Considerando as grandes semelhanças entre o rasqueado e suas batidas e a guarânia, talvez uma das principais diferenças entre esses dois gêneros seja nos andamentos, que nos rasqueados normalmente são de médios a rápidos, e nas guarânias, mais lentos.
Percebe-se que, normalmente, nas primeiras batidas da guarânia, ocorre a técnica do rasqueado, sendo o rasqueado e suas variações muito utilizadas em acompanhamento das guarânias. Portanto, antes de executar o ritmo de guarânia, vamos aprender e treinar esses dois movimentos muito utilizados na viola caipira: rasqueado aberto e rasqueado fechado.
Rasqueado Aberto – Ra
O rasqueado aberto consiste em descer os dedos médio, anelar e indicador da mão direita, um a um, deixando o som soar por um tempo.
Os dedos da mão direita tocam as cordas do 5º para o 1º par de forma intercalada iniciando pelo dedo anelar, seguido pelo dedo médio e finalmente pelo indicador.
Lembrando que os pares da viola são contados de baixo para cima.
Na figura 1, o dedo anelar toca o 5º, 4º e ao quando está para tocar o 3º par o dedo médio inicia o seu movimento, repetindo o percurso do dedo anelar.
Depois, na figura 2, o dedo anelar toca o 1º par seguido pelo dedo médio, que neste momento toca o 3º par. Assim como na figura 1, é nesse momento que inicia o movimento do indicador tocando o 5º par.
Por último, na figura 3, após o movimento do dedo anelar, o dedo médio toca o 3º par indo em direção ao 1º par. O rasqueado aberto termina com as cordas emitindo som e por isso se denomina “aberto”.
Rasqueado Fechado – Rf
O rosqueado fechado consiste em descer os dedos médio, anelar e indicar juntos e abafando as cordas ao fim do percurso.
Neste movimento os dedos da mão direita tocam as cordas do 5º para o 1º par, porém, numa descida única em que o som será abafado ao fim do movimento.
Repare na figura 1 que os dedos anelar, médio e indicar da mão direita estão alinhados e a mão tem um formato de concha. Os dedos tocaram os pares ao mesmo tempo.
Em seguida, na figura 2, os dedos já tocaram os pares e, imediatamente após o percurso, a mão abafa as cordas para que não emitam som. Tenha cuidado para que não seja emitido som ao final do movimento, uma vez que é chamado de “fechado” exatamente por isso.
Rasqueado e Guarânia
Agora treine os movimentos da guarânia com o rasqueado.
-
Movimento 1: Rasqueado aberto;
-
Movimento 2: Rasqueado fechado;
-
Movimento 3: Descida do polegar do 5º para o 1º par;
-
Movimento 4: Subida do indicador do 1º para o 5º par;
-
Movimento 5: Descida do polegar do 5º para o 1º par.