A música está constantemente presente em nossas vidas. Ela relaxa, tranquiliza e transmite emoções. Definir a música não é algo muito óbvio, entretanto existem três pilares que são essências em uma música e que normalmente geram confusões quanto a sua classificação. Por isso, hoje vamos falar sobre harmonia, melodia e ritmo. Não Perca!
De maneira geral, a música é teoricamente uma combinação de sons e silêncios de maneira organizada. Muitas pessoas apenas ouvem uma música e às vezes isso basta para agradar e se sentir bem, porém se você quer realmente escutar uma música é preciso ter atenção aos detalhes do som. E para isso é preciso entender alguns conceitos essenciais da música: a melodia, a harmonia e o ritmo.
Esses três elementos constituem uma música. Contudo, a música em si não precisa necessariamente conter esses três elementos, mas para uma música ser “completa” ela precisa ter uma harmonia, melodia e ritmo. Portanto, veja abaixo o que é cada um deles.
O que é Harmonia?
É o elemento mais importante. A harmonia é caracterizada como um conjunto de acordes formados pela união de várias notas simultaneamente e a combinação entre os acordes, que serão tocados na composição musical.
De maneira geral, a harmonia é uma sequência de acordes construída sobre uma determinada ideia harmônica ou geralmente a sonoridade que serve de base para a melodia, estabelecendo uma conexão adequada com a mesma.
Ao tocar viola, por exemplo, você estará fazendo harmonia com os acordes na viola, uma vez que cada acorde é uma sobreposição de notas, e é por isso que os acordes fazem parte da harmonia.
O que é Melodia?
Melodia é percebida como a sequência de notas tocadas uma a uma ou sons. Assim, a melodia é o conjunto de notas que são tocadas sequencialmente em uma canção.
A melodia é a voz principal do som. Ao se tocar uma nota de cada vez ou uma corda de cada vez, temos uma melodia. Quando ouvimos um solo de viola caipira, violão, guitarra e etc, estamos ouvindo, na verdade, uma melodia.
É também a forma do cantor vocalizar as notas. Quando cantamos, a cada sílaba cantada entoamos uma nota diferente e esta sequência de notas é o que chamamos de “melodia da música”. Lembrando que a melodia não é necessariamente composta por uma única voz, apesar de ser menos comum, é possível também que ela tenha duas ou mais vozes.