Qual a sua dificuldade? O que não está saindo certo? Onde é que a coisa complica? Quando você acha que “está fazendo certo, mas sai errado”… Aí está um indicativo de que está mesmo fazendo errado. Por isso, hoje vamos falar de 7 erros muito comuns entrem os iniciantes que podem te fazer desistir de aprender a tocar viola, se não forem evitados logo no inicio. Não perca!
O fascínio pela viola, muitas vezes, levam as pessoas a tentarem dominar esse instrumento, seja para tocar sozinho, com a família, amigos ou quem sabe para um público mais amplo.
Entretanto, como todo instrumento, a viola tem seu grau particular de dificuldade, tanto no que se refere à execução exata das notas quanto de extrair as mais distintas tonalidades e timbres. E muitas vezes, muitos iniciantes desistem de tocar ou deixam de evoluir por conta de alguns erros que podem ser evitados logo no início a partir de uma boa orientação. Veja!
7 Erros que Podem Te Fazer Desistir de Tocar Viola
1º Não Acertar os Ritmos e Batidas: Ritmos e batidas são sempre um grande desafio para os iniciantes, pois não se trata de uma sequência de movimentos para baixo e para cima, mas sim de uma sequência de sons que possuem uma durabilidade de acordo com a marcação de compasso e conforme a força e timbre de cada toque que será consequente da técnica utilizada. Portanto, ao fazer uma batida é preciso que entenda a marcação do tempo da música e o tempo certo que terá que fazer cada toque. Uma boa dica é cantar a batida antes de tocá-la e depois que estiver cantando a batida corretamente, tente tocá-la.
2º Não Acertar a trocar de Acordes: Entenda que aprender a tocar viola exige paciência e dedicação. Existem coisas que só vem com o tempo, portanto se você tem dificuldades de trocar os acordes não desista. Aprenda a fazer os acordes de forma correta e treine bastante, que com o tempo você terá mais velocidade e ficará mais fácil trocar os acordes sem errar.
3º Não acertar as Pestanas: As pestanas também assustam muito os iniciantes da viola, pois uma vez que você não consegue acertar algo parece que as coisas nunca vão dar certo. O que você deve fazer neste caso também é continuar tocando para melhorar nas pestanas, além de corrigir sua postura para que tenha uma força maior na mão.