Quer aprender a tocar viola caipira, mas está um pouco desanimado? Então, veja 4 bons motivos para aprender tocar viola, são vários os benefícios, inclusive para o seu bem-estar e saúde. Não Perca!
A viola caipira é um instrumento musical que atrai e fascina as pessoas. Não importa qual seja a sua idade, esta é uma fiel amiga com o qual se consegue criar relações. Além disso, é também uma forma de livre expressão através de composições próprias ou até mesmo ao reproduzir as canções de seus músicos preferidos.
Mas para tocar viola caipira sem fazer aqueles sons que perturbam a família ou mesmo os vizinhos, é aconselhável que aprenda bem a base do instrumento através de um método passo a passo.
Você irá descobrir que com uma boa base de viola caipira, poderá começar a tocar diversas canções! Além do que, tocar viola possui diversas outras qualidades e benefícios, inclusive para o seu bem-estar e saúde. Continue lendo e fique sabendo quais os benefícios aprender tocar viola caipira pode te trazer.
5 Bons Motivos para Aprender a Tocar Viola Caipira
1 – Aprender Tocar Viola Caipira Proporciona um Verdadeiro Prazer
Essa é provavelmente a essência das práticas musicais de maneira geral. E a viola caipira não é uma exceção a essa regra, visto que ela nos propicia um grande prazer.
Deste modo, você com certeza irá agradar o seu gosto musical escolhendo os estilos que mais gosta para poder tocar profissionalmente ou simplesmente em uma roda de amigos por puro lazer.
Estudos comprovam que tocar viola é considerado praticamente uma terapia para o corpo e para a alma, sendo assim, se você anda um pouco nervoso e estressado com as situações do dia a dia, aprender tocar viola caipira pode ser uma solução simples e prazerosa.
Além de tudo isso, a viola é um instrumento simples de se aprender, desde que tenha foco e determinação, fazendo com que nas primeiras aulas você já tenha uma boa noção por onde começar.
2 – Melhora a Autoestima
Com certeza a viola caipira é uma excelente válvula de escape. Tocando e criando as próprias canções você pode mostrar aos outros quem você é, suas emoções, apresentar ideias ou mensagens.
Uma forma de se expressar plenamente, sem se preocupar em se conter com alguma coisa, liberando grande peso emocional, o que fará ganhar confiança de si mesmo.
Para algumas pessoas pode parecer fácil criar, compor ou inventar alguma música, mas na verdade é um verdadeiro desafio pessoal e quando fizer isso ganhará uma enorme confiança, pois saberá que você é capaz de criar algo único.
Além disso, tocar viola fará com que as pessoas se aproximem de você de uma maneira mais fácil fazendo com que tenha oportunidade de conhecê-las e criar um vínculo no meio delas.
3 – Tocar Viola Caipira Reforça os Músculos do Coração
Pesquisadores holandeses revelaram que pessoas que praticam uma atividade musical tal qual a viola caipira durante, pelo menos, 100 minutos por dia, constatam uma diminuição significativa da pressão arterial, assim como do ritmo cardíaco, em comparação a uma pessoa que não toca um instrumento.
Essa constatação foi reforçada por um outro estudo realizado da Escola de Música Berklee, em Boston (Estados Unidos) dirigido pela presidente do departamento da terapia musical, Suzanne Hannser. Tocar música exerce um verdadeiro impacto em nossa saúde, principalmente para as pessoas mais idosas, visto que o coração minimiza sua intensidade, o estresse, a ansiedade e a depressão.
Enquanto você está completamente abduzido pelo som da sua viola caipira e se deixar levar pela música, a pressão arterial no coração cai a um nível totalmente normal e você se sente mais descontraído. Além disso, tocar viola caipira e cantar ao mesmo tempo exercerá, sem dúvida, um efeito positivo para seus pulmões, pois irá trabalhar a sua capacidade de armazenamento de oxigênio.
4 – Qualquer Pessoa Pode Aprender Tocar Viola Caipira
Qualquer pessoa que seguir os passos corretos e realmente se esforçar pode aprender a tocar viola caipira. Se você tem dúvida, pense que no mundo há pessoas com mais restrições do que você (até mesmo restrições físicas), mas aprenderam a tocar porque seguiram os passos corretos e realmente se esforçaram.
A dedicação é o que separa os “homens dos meninos”. Ou seja, no final das contas se você não estiver disposto a se dedicar e “pagar o preço”, é melhor que nem comece para não ter frustrações. Lembre-se que fazendo um bom curso de viola caipira e se dedicando de verdade, as chances de você não melhorar e aprender são mínimas.