Se você está aprendendo a tocar viola agora ou já toca alguma coisinha e deseja praticar para melhorar o seu desenvolvimento é interessante começar a treinar pelos 5 acordes mais fáceis entre os acordes básicos. Com eles você poderá executar treinos e músicas bem legais. Confira!
Uma boa opção para quem está começando a aprender a tocar viola é iniciar com acordes mais fáceis e depois aumentar gradativamente o grau de dificuldade, assim você conseguirá progredir no seu aprendizado técnico e tocar de músicas simples até as mais difíceis.
Separamos 5 acordes mais fáceis de desenvolver na viola, dentre os acordes básicos, que são ótimos para treinar a montar e trocar os acordes. Uma dica é treinar em frente a um espelho para ver sua mão fazendo os acordes para melhorar cada vez mais, pois quanto menor a quantidade de movimento maior a velocidade.
5 Acordes Fáceis na Viola
1º Acorde: Mi Maior. O acorde de Mi maior é com certeza um dos mais fáceis entre os acordes básicos mais utilizados na viola, pois é bem simples. Na Afinação Cebolão, que é a mais utilizada pelos violeiros e cursos, a viola é afinada em Mi Maior. Logo para fazer o acorde de Mi maior na viola não é preciso apertar nenhuma corda, basta tocar todos os pares de cordas. Veja na figura abaixo.
2º Acorde: Mi Menor. Para fazer esse acorde é necessário apenas 2 dedos e pode-se utilizar todas as cordas para fazer as batidas. Basta apertar com o dedo médio o quarto par de cordas e o terceiro par de corda com o dedo anelar na terceira casa, com pode ver na imagem abaixo.
3º Acorde: Fá Menor. Este acorde é fácil de montar, pois necessita apenas colocar 3 dedos na primeira casa a partir do quarto par de cordas, um dedo em baixo do outro, pulando o terceiro par de cordas. Logo, indicador no quarto par de cordas, médio no segundo par de cordas e anelar no primeiro par de cordas. Veja na figura abaixo.
4º Acorde: Lá Maior. Para fazê-lo basta apertar o terceiro par de cordas com o dedo indicador na primeira casa, pressionar o quinto par de cordas com o dedo médio e o segundo par de cordas com o dedo anelar na segunda casa, com pode ver na imagem abaixo.