A habilidade das duas mãos é importante para quem quer tocar viola caipira bem. Mas, na maioria das vezes, os iniciantes no aprendizado da viola tende a se preocupar somente com a mão que faz os acordes, pestanas, etc. Entretanto, a mão que faz o ritmo também tem sua magia e seus segredos! Confira!
A mão direita (no caso dos destros) ou mão esquerda (no caso dos canhotos) na viola caipira é fundamental para garantir principalmente a qualidade do som, pois é a mão que vai fazer os ritmos e batidas, sendo a maior responsável pela dinâmica, expressão e identidade musical.
Dessa forma, o domínio do ritmo é dado por uma combinação de senso rítmico e precisão. E quando mais você praticar, mais depressa sua mão direita ou esquerda será uma extensão de seu senso rítmico.
Mas antes de começar qualquer tipo de exercício na viola caipira não esqueça de fazer os devidos aquecimentos para evitar qualquer tipo de lesão por causa de movimentos repetitivos.
Afinal de contas estamos aqui para aprender tocar viola e não para criar dores musculares, não é mesmo? Então faça os aquecimentos para começar seu treinamento e veja as dicas que separamos para te ajudar a desenvolver esta percepção, que vai mudar a sua forma pensar ritmo na viola.
4 Dicas para Desenvolver a Mão Direita na Viola Caipira
No começo você precisará de apoio para sua mão que faz o ritmo na hora de tocar. Seu antebraço deve descansar ligeiramente sobre a parte superior da viola caipira, de forma que a mão fique livre na posição apropriada para tocar. A mão deve movimentar-se o mínimo possível, deixando esse trabalho para os dedos, que devem estar bem relaxados para que possam movimentar-se com independência.
A regra fundamental para qualquer técnica de ritmo é “o máximo de efeito com o mínimo de movimento”. Ela deve mover-se apenas o suficiente para selecionar as cordas e controlar os dedos.
1 – Comece com Acordes Simples e Boas Técnicas de Ritmo
Você pode até aprender os acordes mais complexos, mas nada disso importa. Todavia se a técnica de ritmos e batidas for ruim, muito dificilmente conseguirá passar uma boa expressão em sua sonoridade.
Por outro lado, se você começar a tocar algo com acordes simples e com uma grande qualidade técnica de ritmos e batidas, sua sonoridade e expressão será totalmente atraente e diferenciada, fazendo as pessoas ficarem encantadas com a sonoridade que sai da viola caipira.
2 – Palhetada Alternada ou Dedeira Alternada
Com a técnica de palhetada alternada, ou dedeira alternada, você poderá fazer diversas batidas de viola e solos, pois segurando a sua palheta ou dedeira entre o dedo polegar e indicador, e tocando as cordas para baixo e para cima na frente da boca da viola caipira, você já poderá desenvolver diversas batidas. Ao fazer isso em apenas uma corda de cada vez, poderá desenvolver solos dos mais diversos.
Sendo assim, primeiramente treine a técnica e o movimento devagar. Depois passe para treinos de solos e músicas com as duas mãos.
3 – Use o Polegar e o Indicador para Solos e Batidas
Na mão direita os dedos são chamados pelos nomes e indicados pelas iniciais: polegar (P), indicador (I), médio (M) e anular (A). Aqui não usamos o dedo mindinho.
Por tanto, quando surgir um dedilhado (quando você toca cada par de corda de modo isolado) com P – I – M – A você já sabe que deve tocar primeiro com o polegar no respectivo par de cordas, depois em outro par de cordas com o indicador, em outro par de cordas com o médio e em outro par de cordas com anular.
A técnica de polegar e indicador cumpre o mesmo objetivo da palhetada alternada, entretanto nesta colocamos o polegar no movimento para baixo e o indicador no movimento para cima.
A diferença dessa técnica para a palhetada ou dedeira é o timbre. O som da palheta ou dedeira é um pouco plástico e sempre igual, enquanto o som do polegar e indicador é um pouco mais “aveludado” e conforme a canção peça, pode parecer mais agradável.
4 – Dedilhado com a Mão Direita
O dedilhado é uma das técnicas mais cobiçadas dentre violonistas e violeiros de todos os níveis, então, para você que está iniciando na viola caipira é bom que comece bem devagar e aos poucos vai aumentando a velocidade consideravelmente. Portanto, comece com exercícios simples e depois vá aumentando o grau de dificuldade.
Exercícios para Treinar a Mão Direita
Os exercícios abaixo irão te ajudar a desenvolver toques alternados rápidos e precisos.
1 – Comece estabelecendo uma contagem regular 1-2-3-4. Na contagem, toque cada par de cordas soltas quatro vezes – primeiro com toques descendentes, depois ascendentes.
2 – Agora, no mesmo ritmo, diga a palavra “e” entre cada contagem. Toque para baixo na contagem e para cima no “e” tocando cada par de cordas oito vezes em cada contagem de quatro.
3 – Reduza o ritmo e toque para baixo e para cima em cada contagem. Em cada “e” você tocará 16 toques alternados em cada contagem de quatro compassos. Faça o mesmo usando acordes na mão esquerda.
4 – Estabeleça uma contagem em quatro tempos como acima, mas diga 2-3 após cada contagem, tocando o par de cordas uma vez junto com cada número.
Mantenha sempre o movimento para baixo e para cima de forma que a palheta nunca toque duas vezes no mesmo sentido. Tente depois tocar cordas diferentes em cada contagem.