4 Dicas para Aprender Tocar Viola Caipira

Quer aprender a tocar viola caipira, mas não sabe por onde iniciar o seu aprendizado? Fique tranquilo! Pois separamos para você 5 dicas para começar a aprender a tocar viola. Não deixe de conferir!

Saber tocar um instrumento musical pode ser uma experiência muito gratificante e prazerosa, mas para muitas pessoas o caminho para aprender a tocar viola é cheio de obstáculos.

Falta de tempo, trabalho, escola e outras prioridades são pedras entre você e aquela viola caipira que está guardada em algum canto da sua casa, não é mesmo… Além disso, muitos ainda acreditam que para aprender a tocar viola é necessário frequentar uma escola de música, pois acham que não é possível aprender viola caipira em casa.

 

 

Mas é possível aprender tanto em escolas de música quanto estudando pela internet no conforto da sua casa e no horário que quiser. Só depende de você, pois é preciso ter força de vontade, disciplina e treinar para aprender a tocar viola sem nenhum problema.

Portanto, se deseja aprender a tocar viola caipira, derrube as barreiras que te impedem de aprender com qualidade, ganhe tempo e fique mais motivado com as ótimas dicas que deixamos abaixo para você.

 

4 Dicas para Aprender Tocar Viola Caipira

 

A viola caipira é um dos instrumentos musicais mais bonito. E aprender como tocá-la é uma experiência incrível. Com ela você pode se divertir muito – e divertir muitas pessoas também!

Portanto, confira abaixo algumas dicas básica para você começar a aprender sobre a viola.

 

1 – Comece Sempre o Aprendizado com um Bom Método

Um bom método é aquele que te mostra o caminho do aprendizado, ou seja, ensina a teoria, o que precisa treinar e os exercício que tem que fazer para que possa realmente aprender a tocar viola e executar as músicas, ritmo e técnica que quiser. Desta forma você saberá que só depende de você, da sua força de vontade e dedicação.

Caso queira conhecer nossos métodos é só clicar em AULA DE VIOLA.

Tente se organizar de forma que consiga treinar pelo menos 20 minutos por dia, pois o que vai te fazer melhorar gradativamente não é tocar muito apenas em um dia, mas sim treinar todos os dias.

 

2 – Conheça as Partes da Viola

As tarraxas: São usadas para afrouxar ou apertar as cordas, a fim de mudar a afinação de cada uma delas.

 

O braço: É a parte mais longa da viola. É nela que encontramos os trastes, que são divisões metálicas que separam todo o braço da viola em diferentes casas. 

 

O corpo: É onde se encontra uma abertura – a boca da viola – que é muito importante para projetar o som do instrumento.

 

O tampo: Corresponde ao corpo da viola. A sonoridade pode variar de acordo com o tamanho, formato e madeira usada na confecção do instrumento.

 

O rastilho: É a parte do instrumento onde se prende as cordas.

 

O cavalete: Serve de suporte para prender o rastilho na altura correta.

 

A boca: É o orifício localizado no corpo da viola, por onde o som se propaga.

 

As cordas: Parte fundamental onde são produzidas as notas musicais. O som é formado a partir da casa pressionada no braço do instrumento.

 

Os trastes: Dividem o braço do instrumento em casas de maneira a alcançar a altura correta das notas.

 

As casas: Indicam exatamente a localização das notas musicais.

 

A pestana: Serve como apoio para as cordas, direcionando-as para as tarraxas.

 

3 – Aguente as Dores e Calos nos Dedos

dedilhado na violaNão só como na viola, mas em qualquer instrumento de cordas, os primeiros dias de treino podem ser bastante duros no que diz respeito aos dedos, pois não estão acostumados, mas aos poucos eles vão “calejando” com o movimento repentino e apreensão das cordas, formando aos poucos calos e dores nas juntas, mas nada insuportável.

A melhor forma é nunca parar de treinar, por isso é importante estabelecer um tempo de treino bem tranqüilo para não haver estress e dores indesejadas. Aos poucos os dedos vão acostumando, criando uma camada mais grossa e evitando os calos. Caso esteja sentido dores fortes demais é bom que visite um médico só para saber se está tudo bem.

 

4 – Afinação da Viola

A afinação do violão é extremamente importante para aprender a tocar de forma correta. Uma viola desafinada te levará a cometer erros desnecessários e que irá atrasar seu aprendizado no instrumento.

O indicado é usar inicialmente um afinador específico para viola caipira. Existem diversos modelos de afinadores digitais no mercado, desde os mais simples até os sofisticados, além da opção dos afinadores online, através de aplicativos no celular.

Veja mais sobre afinadores em: CONHEÇA OS TIPOS DE AFINADORES PARA VIOLA CAIPIRA.

Para afinar com afinador digital é simples:

aula de viola

 

Começar algo novo nem sempre é fácil! Portanto se você está com alguma dificuldade com a viola, fique tranquilo, pois é perfeitamente normal! O importante é não desanimar e praticar! Pois, assim, com o tempo tudo vai ficando mais fácil!

Se gostou desse post, não deixe de compartilhar com seus amigos e amigas. Deixe também suas dúvidas, dicas e sugestões, pois o seu feedback é muito importante para nós.

Curta nossa página no Facebook e continue buscando ainda mais conteúdo em nosso blog.

Obrigado e bons estudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *