Viola Caipira: Por que uns usam Afinação em Mi e outros em Ré?

São inúmeras as possibilidades de afinar esse instrumento peculiar. Muitas vezes os violeiros alteram a afinação a seu gosto para determinada música, sem adotar necessariamente uma afinação pré-definida. Existem algumas afinações que são mais tradicionais, que podem ser afinadas em Mi maior ou Ré maior. Mas, por que uns usam Mi maior e outros Ré maior?  Confira!!!

Não existe uma afinação certa, são inúmeras as formas de se afinar uma viola. Não iremos apresentar todas as afinações utilizadas, principalmente porque isso seria praticamente impossível de conseguir, mas dentre as afinações duas delas são mais comuns e preferidas pelos violeiros: Cebolão e Rio Abaixo. A afinação Cebolão é o método mais tradicional entre os violeiros, sendo a mais utilizada entre todas e em quase todas as regiões do país e pode ser feita em Mi maior ou Ré maior. E a afinação Rio Abaixo, a segunda mais popular, que é feita em Sol maior. Dentre as afinações, temos:

 

Cebolão D

Cebolão E

Boiadeira

Rio Abaixo

Natural

5º par

A

B

G

G

A

4º par

D

E

D

D

D

3º par

F#

G#

F#

G

G

2º par

A

B

A

B

B

1º par

D

E

D

D

E

A afinação Cebolão é considerada pelos violeiros a mais positiva ou a melhor das afinações e quanto afiná-la em Mi maior ou Ré maior depende muito do gosto e da conveniência para o violeiro. A viola quando afinada em Mi maior, as cordas ficam com uma tensão mais alta, portanto um pouco mais dura para ser tocada. O som emitido com essa afinação é mais alto e mais forte, porém as cordas costumam arrebentar com mais facilidade. Muitas músicas estão nessa afinação, mas você verá que existem músicas que estão afinadas em Ré maior também.

 

A afinação em Ré maior é um tom abaixo da tradicional Mi maior, assim quando se afina em Ré maior, a viola fica com um toque mais suave, mais macia. O volume do som é um pouco menor, mas em contrapartida as cordas arrebentam menos. Muitos violeiros preferem a afinação Cebolão em Ré maior por forçar menos o braço da viola, mas isso é uma coisa muito pessoal.

Basicamente as duas afinações são parecidas, a diferença e que o Ré maior é um tom abaixo. E no caso de tocar uma música que está Ré maior e sua viola em Mi maior, basta tocar a música um tom acima. A única coisa que irá acontecer é que você não conseguirá tocar junto com a música original, pois você está afinado de forma diferente, mas estará tocando a mesma música sem problema nenhum.

Independente das vantagens e desvantagens da afinação Cebolão em Mi maior ou Ré maior, ou de outros tipos de afinação, a viola deve ser afinada de acordo com o gosto do violeiro. Com uma variação infinita de afinações, a viola se torna um instrumento ainda mais fascinante. Por isso, sugerimos que todos os violeiros experimentem várias afinações, pré-definidas ou não, de forma a melhorarem sempre o seu toque.

 

viola_caipira_desenho

Veja também “DISCIPLINA PARA TOCAR VIOLA”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

 

Um comentário em “Viola Caipira: Por que uns usam Afinação em Mi e outros em Ré?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

         


® 2024 Todos os Direitos reservados | Políticas de Privacidade | Termos de Uso | Políticas de Cookies
Rua Varzelândia 98 Candelária Cep: 31.510-310 – Belo Horizonte / Minas Gerais| (31) 98773-4251 | CNPJ: 17.826.509/0001-90