O Segredo dos Ponteados – Escalas Duetadas III

As escalas duetadas representam uma grande parte do aprendizado da viola e com base nela que são feitos muitos exercícios para se aprender o ponteado. Sem elas, o violeiro perde a principal ferramenta para se tocar a viola.Por isso, não perca a sequência sobre Escalas Duetadas. Confira!

No post anterior estudamos as escalas duetadas 1º e 2º par, bem como 2º e3º par. Hoje vamos terminar de estudar as escalas duetadas conhecidas também como escalas em terça, com as 3º e 4º par, e 4º e 5º par das cordas da viola.

 

Para executar as escalas, tocaremos, com a mão direita, com o polegar, tocando as duas cordas indicadas ao mesmo tempo. Já os dedos da mão esquerda também são indicados na tablatura.

Relembrando que no estudo da escala os números representam os dedos da mão esquerda e que os traços que os unem significam que ambos são tocados ao mesmo tempo

Escala Duetada 3º e 4º Par

Com exceção das primeiras notas que são executadas no par solto (0-0), o dedo 2 sempre toca no 4º par. Assim, o dedo 2 da mão esquerda funciona como guia para essa escala.

 

Escala Duetada

O símbolo 0-0 acima que significa que as primeiras notas devem ser executadas no par solto. Pressione o 3º par na primeira casa e o 4º par na segunda casa conforme representado na figura.  Na sequência pressione o 3º par na terceira casa e o 4º par na quarta casa.

Siga executando a escala duetada de forma lenta e com atenção ao posicionamento correto dos dedos da mão esquerda nos pares.

Toque apenas os pares selecionados com o polegar no tempo de um segundo por toque, os demais pares não devem ser tocados. Treine com calma até que os dedos da mão esquerda realizem a troca dos duetados de forma natural.

   Escala Duetada 4º e 5º Par

Nesta escala, o dedo guia da mão esquerda é o dedo 3. Deve-se tocar apenas o 4º e 5º par, os demais pares não são tocados.

 

Escala Duetada

Na figura acima o número 0 (zero) está ligado ao número 3 por um traço. Dessa forma o 0 (zero) indica que o 4º par deverá ser tocado solto e o 3 representa que o 5º par deverá ser tocado pressionado pelo dedo 3 na segunda casa. Deve-se tocar ambos ao mesmo tempo.

Na sequência o 1 indica que o 4º par deverá ser pressionado pelo dedo 1 na segunda casa e o 3 representa que o 5º par deverá ser pressionado pelo dedo 3 na quarta casa. Toque ambos ao mesmo tempo.

 E assim sucessivamente. Fique atento no posicionamento correto dos dedos nas casas.

Dica

Treine cada escala com atenção especial na colocação correta dos dedos da mão esquerda, procure obter qualidade de som em todas as casas tocadas não se preocupando com velocidade no início. É claro que quanto mais agilidade você tiver, mais bonito ficará o som.

No próximo post veremos como executar a escala duetada do 1º e 3º par, bem como do 2º e 4º par, e 3º e 5º par das cordas da viola. Não perca!

Veja também O Segredo dos Ponteados – Escalas Duetadas II

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

         


® 2024 Todos os Direitos reservados | Políticas de Privacidade | Termos de Uso | Políticas de Cookies
Rua Varzelândia 98 Candelária Cep: 31.510-310 – Belo Horizonte / Minas Gerais| (31) 98773-4251 | CNPJ: 17.826.509/0001-90