Arpejos – Treinando as Escalas Duetadas

Vimos no post “Treinando os Arpejos na Viola”, que os arpejos são uma ótima ferramenta para treinar as escalas duetadas. Primeiramente, nos post anterior, treinamos exercícios de arpejos utilizamos os pares soltos, portanto, hoje vamos treinar as escalas duetadas utilizando os arpejos treinados na mão direita. Não Perca!

Os arpejos são um instrumento valioso, pois proporcionam a liberdade e coordenação motora dos dedos da mão direita, ou seja, treina a mão direita para tocar com mais técnica, possibilita treinar as escalas duetadas e facilita o aprendizado das técnicas de ponteio. Portanto, hoje vamos executar as escalas duetadas utilizando os arpejos para aprender com facilidade as técnicas de ponteio. Vamos lá!?

 

Relembrando que os dedos da mão direita possuem a seguinte nomenclatura:

 

Arpejos

Nem todas as escalas serão estudadas nos exercícios propostos, contudo se eles forem bem estudados proporcionarão excelentes resultados e você será capaz de fazer seus próprios exercícios e melodias ponteadas.

Arpejos – Treinando as Escalas Duetadas 3º e 4º Par

Execute um compasso de arpejos, quatro movimentos, com as cordas soltas e no próximo compasso pressione o 3º par na primeira casa e o 4 par na segunda casa, conforme representado na figura da escala duetada abaixo.

 

arpejos

Escala Duetada

Siga executando um compasso por toque na escala duetada de forma lenta e com atenção no movimento correto dos dedos da mão direita e também da colocação correta dos dedos da mão esquerda nos pares.

Arpejos – Treinando as Escalas Duetadas 2º e 3º Par

Arpejo e Escala Duetada

Na figura acima cada intervalo representa um movimento da escala duetada do 2º e 3º par e os números representam as casas que devem ser tocadas no braço da viola. As letras acima e abaixo da tablatura representam os dedos da mão direita. As setas indicam o sentido em que devem ser tocados os pares.

Toque o quinto par solto com o polegar, em seguida o terceiro par solto com o indicador e o segundo para solto com o dedo médio, completando o primeiro intervalo. Depois é só repetir o processo com os demais intervalos.

Arpejos – Treinando as Escalas Duetadas 1º e 3º Par

Arpejo e Escala Duetada

Na figura acima cada intervalo representa um movimento da escala duetada do 1º e 3º par e os números representam as casas que devem ser tocadas no braço da viola. As letras acima e abaixo da tablatura representam os dedos da mão direita. As setas indicam o sentido em que devem ser tocados os pares.

Toque o quinto par com o polegar, em seguida toque o terceiro par solto com o indicador e por fim toque o primeiro par com o anelar completando o intervalo. Repita o processo com os demais intervalos.

Arpejos – Treinando as Escalas Duetadas 3º e 5º Par

Arpejo e Escala Duetada

Na figura acima os números representam as casas em que os pares devem ser pressionados. Toque com o polegar o quinto par solto, em seguida, toque com o indicador o terceiro par solto, pressione o quinto par na casa dois e toque com o polegar, e assim por diante.

Dicas

  • Treinar com calma é primordial para uma execução precisa das escalas e a velocidade virá com o tempo e treino.

  • No começo temos a tendência de exercer muita força tanto na mão direita como também na mão esquerda, portanto, procure se policiar neste sentido, tentando tocar com suavidade.

  • Não tenha foco em velocidade, mas sim na qualidade do som, que deve ser emitido de forma “limpa”.

  • Quando pressionamos a corda de maneira errada, ou seja, fora do meio da casa ou sem a pressão necessária para emitir o som, pode ocorrer de não sair o som quando tocada a corda, isso é resultado de uma má técnica ao tocar que pode ter sido causado pela pressa em executar os movimentos da mão esquerda, bem como da mão direita.

  • Quando não estiver mais cometendo erros nos arpejos da escala duetada do 1º e 3º par, realize o arpejo variando os intervalos. Toque o primeiro e na seguida toque o quarto, seguindo para o quinto e assim por diante, conforme sua criatividade mandar, pois isso te ajudará bastante para compor e fazer ponteados na viola.

Veja também “TREINANDO ARPEJOS NA VIOLA”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

         


® 2024 Todos os Direitos reservados | Políticas de Privacidade | Termos de Uso | Políticas de Cookies
Rua Varzelândia 98 Candelária Cep: 31.510-310 – Belo Horizonte / Minas Gerais| (31) 98773-4251 | CNPJ: 17.826.509/0001-90